segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Homenagem aos ídolos: Elvis Presley



Elvis Aaron Presley
Nasceu em: East Tupelo, Mississippi, Estados Unidos, 8 de janeiro de 1935
Morreu em: Memphis, 16 de agosto de 1977

Créditos: http://paddy-boehm.de (Patrick Mark Böhm)



Mais dicionário do meu povo:

INHACA = fedor

FARINHA BAGUDA = farinha grossa.

SEM TERMO = dito a quem não tem bons modos, ou seja, um bom comportamento.

FOGUENTA = assanhada.

TUCANDEIRA = Um tipo de formiga grande que dá muito em interior perto de árvore de jaca,
e que sua ferroada dói muito. TAMBÉM pode ser sinônimo de calça pescador: calça tucandeira.

NA ROÇA = Sem dinheiro.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A decadência dos super-heróis: Superman



Superman
Criado por: Jerry Siegel & Joe Shuster, em junho de 1938.

Créditos: Donald Soffritt
Créditos: DC Comics




Mais um pouco do dicionário do meu povo paraense:

PISSICA = má sorte (pode ser usado também pra torcer contra - fazer pissica).

MURRINHA = preguiça

DEU PREGO = quebrou, enguiçou.

LÁ NA CAIXA PREGO = lá longe, longe, muito longe...

PORRUDO = enorme

CAPA O GATO = Vai embora. Corre.

sábado, 22 de agosto de 2009

A decadência dos super-heróis: Supergirl



Supergirl
Criada por: Otto Binder & Curt Swan, em agosto de 1958.

Créditos: Donald Soffritti
Créditos: DC Comics




Agora vamos conferir mais do nosso dicionário paraense:

BÓIA = comida

BEM BÃO! = interjeição que indica surpresa. Muito bom: muito legal, gostoso, etc.

VUADEIRA = lancha

ELE(A) É UM BAQUE = é feio(a).

COMIGO ELE(A) PIMBA = comigo ele(a) se dá mal.

APRESENTADO = atrevido

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A decadência dos super-heróis: Mulher-Maravilha



Mulher-Maravilha:
Criada por: William Moulton Marston, em dezemvro de 1941.

Créditos: Donald Soffritti
Créditos: DC Comics




Mais dicionário do meu povo paraense:

LEVOU UM "BAQUE" = pancada, machucado.

MANINHO = colega.

BORÓ = dinheiro trocado.

DEU UMA "TOPADA" = tropeço, pancada no pé.

ELA TÁ "OVADA" = grávida.

FICOU "PAGANDO" PARA UMA MULHER BONITA = boquiaberto

domingo, 16 de agosto de 2009

A decadência dos super-heróis: Thor



Thor
Criado por: Jack Kirby, em 1956.

Créditos: Donald Soffritti
Créditos:
Marvel Comics


Um texto sobre políticos:

Vamos ler o discurso dos políticos em campanha...

Nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque se há algo certo para nós é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa ação.
Apesar disso há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos econômicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

DEPOIS DA POSSE: Basta ler frase por frase do texto, DE BAIXO PARA CIMA...

Créditos: Marta Paiva (minha irmã)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A decadência dos super-heróis: Hulk



Hulk
Criado por: Stan Lee & Jack Kirby, em 1962.

Créditos: Donald Soffritti
Créditos:
Marvel Comics



Um pouco mais do nosso dicionário paraense:

EU HEIM = tô fora ! EX: Ei aquele piqueno tá a fim de ti? resposta: Hummm, eu hein!

ILHARGA = lado, cadeiras do corpo.

CHIBÉ = mingau de farinha cuí = farinha fina

MAS QUANDO JÁ! = nunca.

FRESCANDO = fazendo graça.

MUFINO = adoentado, triste, abatido, cansado.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A decadência dos super-heróis: Flash




Flash
Criado por: Gardner Fox e Harry Lampert, em 1940.


Créditos: Donald Soffritti
Créditos: DC Comics




Mais dicionário do meu povo paraense:

TRAVESSA = TIARA (ARCO DE PRENDER CABELO).

MINGAU DE MILHO BRANCO = CANJICA (CENTRO-OESTE, SUDESTE), CHÁ-DE-BURRO (MARANHÃO).

PERAÍ = espera um pouco
Ex: ei maninha peraí, já tô indo!

RASGA= sai fora!
Ex: Ei muleque! rassssga!

PIQUENO (A) => rapaz ou moça
Ex: Ei piqueno pega aí essa tigela de açaí!

PIQUENOZINHO (A)= termo pejorativo pessoa enxirida, esse termo foi simplificado para "zinho" ou "zinha".
Ex: É-GU-Á, Esse piquenozinho é muito chato!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A decadência dos super-heróis: Dr. Octopus


Dr. Octopus
Criado por: Stan Lee e Steve Ditko, em julho de 1963.

Créditos: Donald Soffritti
Créditos:
Marvel Comics



Mais umas do nosso dicionário paraense:

PAVULAGEM = metidez, frescura

JERIMUM = abóbora

PAPAGAIO = pipa

BOMBOM = balinha de comer

TAPIOCA = beijjú

JOGO DE CEMITÉRIO = queimada

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A decadência dos super-heróis: Homem-Aranha



Homem-Aranha
Criado por: Stan Lee & Steve Ditko, em agosto de 1962.

Créditos: Donald Soffritti
Créditos:
Marvel Comics



Mais dicionário do meu povo paraense:

MUITO PALHA = devagar, escroto, fraco.

BUIADO = endinheirado, cheio da grana.

ASILADO = Homem ou Mulher que já estão há muito tempo sem manter relações sexuais.

BUSTELA - meleca

BENJAMIM = “T” (aquele objeto que põe na tomada pra ligar vários aparelhos elétricos).

VISAGEM = fantasma, assombração.